----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Durante os anos de atividades do Grupo Escoteiro Moacara, sucederam-se três momentos em relação à seção pioneira. Em data desconhecida, surge o Clã Pioneiro do Grupo Escoteiro Moacara, batizado então de Clã ETANA.
Também em data desconhecida, este clã é extinto, provavelmente por falta de contingente de membros juvenis. Dentre os fatos mais importantes dentro deste clã pioneiro, ressalta-se o fato de no ano de 1987, a pioneira Márcia dos Santos alcançar a Insígnia de B.P, trazendo pela primeira vez esta condecoração para o G.E. Moacara.
Após certo tempo sem clã pioneiro no G.E. Moacara, e também pela falta deste ramo nos demais grupos escoteiros da cidade, cria-se um clã para todos os grupos, uma vez que nenhum grupo possui o número suficiente de membros para constituir um clã pioneiro. Para este, dá-se o nome de Clã Fraternidade. Teve como membros do G.E. Moacara os seguintes pioneiros.
Os encontros eram realizados cada sábado na sede de um dos grupos, e pela dificuldade desta prática, este clã também foi extinto.
Com membros saídos do ramo sênior devido à idade superior aos 18 anos, e com a vontade de permanecer no G.E. Moacara como membros Juvenis, surge o Clã ARTHUR AD HOMINEM, no ano de 2001, em funcionamento até hoje.
--------------------------------------------------------------------------------------------------
CLÃ ARTHUR AD HOMINEM
O atual clã pioneiro do Grupo Escoteiro Moacara foi fundado no ano de 2001.
O grito do clã foi concluído em 23/03/2002, num acampamento de grupo, quando constituíam o clã os pioneiros(as): Marina Susin, Susana Geraldo, Eduardo Guaragni, Henrique Rambor, Daniela Boeira e Sabriane De Antoni. O grito foi construído em conjunto por todos. Após, foi traduzido para o latim por um professor da Universidade de Caxias do Sul, por intermédio da mãe da pioneira Sabriane De Antoni.
--------------------------------------------------------------------------------------------------
GRITO DO CLÃ
Texto original:
Somos fiéis escudeiros
Servindo a humanidade
Seguindo o ensinamento de Arthur
Em busca da honra e verdade
Tradução para o latim:
Fideles escutari
Sumus humanitati
Servientes
Lectiones
Arthuri sequentes
--------------------------------------------------------------------------------------------------