Quem pode participar?

|

O Escotismo Brasileiro oferece programas para crianças e jovens, de ambos os sexos, dos 7 aos 21 anos em quatro diferentes ramos, conforme a idade do membro juvenil:

Ramo Lobinho: meninos e meninas entre 7 e 11 anos, chamados Lobinhos; organizados em Alcatéias, formadas por 4 matilhas, cada matilha com 8 jovens, a motivação desse Ramo é a Fantasia, onde o jovem conhece a história de Mowgli, o menino lobo, é a história de um menino que foi abandonado pelos seus pais e criado por uma família de lobos.

Ramo Escoteiro: jovens entre 11 e 15 anos, chamados Escoteiros; formado por Tropas, e dividido em patrulhas, cada patrulha com 8 membros e um líder, chamado monitor, as atividades esse ramo está voltado para as aventuras e no encontro com a natureza. Note que o termo escoteiro é utilizado aqui significando um Ramo específico, mais que o sentido geral de denominar todos os Membros do Movimento Escoteiro, o que ocorre por ter sido o Escoteiro o primeiro Ramo criado por Baden-Powell, ficando este termo também associado ao Ramo que abrange a faixa etária dos pré adolescentes.

Ramo Sênior: rapazes e moças entre 15 e 18 anos, chamados Sêniores e Guias; também formado por Tropas, que são formadas por Patrulhas, cada patrulha com 6 membros, esse Ramo enfatiza os quatro desafios em que o jovem se depara nessa etapa da vida: o desafio físico, o desafio intelectual, o desafio espiritual e o desafio social.

Ramo Pioneiro: rapazes e moças entre 18 e 21 anos, chamados Pioneiros; O Clã de Pioneiros é dividido em Equipes de Interesse e enfatiza o processo de integração do jovem ao mundo adulto, privilegiando o serviço à comunidade, como expressão da cidadania e auxiliando o jovem a por em prática os valores da promessa e da Lei escoteira.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

©2009 Seja Bem Vindo a Sede do Grupo Escoteiro Moacara - 32 RS. | Template Blue by TNB