Organização Mundial

|

Sempre que ouvimos ou lemos a respeito do Escotismo internacional nos deparamos com a palavra WOSM, mas o que isso realmente significa?

WOSM ou OMME é a Organização Mundial do Movimento Escoteiro (World Organisation of the Scout Movement), que foi fundada no início do século vinte com a finalidade de dar assistência aos membros das Organizações Nacionais pertencentes ao Movimento Escoteiro.

A Conferência Escoteira Mundial (World Scout Conference), realizada pela primeira vez em 1922 é considerada hoje o órgão máximo da WOSM, se reúne a cada trás anos e elege o Comitê Escoteiro Mundial.

Esse Comitê é eleito para representar e atuar em nome da Conferência nos trás anos entre uma reunião e outra e à composto por 12 membros voluntários de países diferentes, que tornam-se responsáveis pelo reconhecimento e registro das Associações Escoteiras Nacionais de todo o mundo e a organização das Atividades Internacionais.

O Escritório Escoteiro Mundial (World Scout Bureau), com sede em Genebra, na Suíça é um órgão executivo permanente composto por profissionais e responsável por concretizar as decisões tomadas pela Conferência ou pelo Comitê Escoteiro Mundial. À Administrado por um Secretário-Geral e seu "staff" que opera em mais cinco escritórios além do escritório central em Genebra.

A WOSM, afim de melhor coordenar a prática Escotismo, dividiu o mundo em cinco partes chamadas Regiões Escoteiras:

» Região Européia com sede na Suíça
» Região Africana com sede no Quênia
» Região Árabe com sede no Egito
» Região Ásia- Pacífica com sede nas Filipinas
» Região Interamericana com sede na Costa Rica

Cada Região possui uma estrutura muito semelhante a da própria WOSM, a direção é exercida por uma Conferência Escoteira Regional, que também se reúne a cada trás anos e elege um Comitê Escoteiro Regional para representá-la. Da mesma forma, existe um Escritório Escoteiro Regional, mas este, subordinado ao Escritório Mundial e visando atender os interesses de cada Região.

Atualmente Mário Henrique Peters Farinon, um brasileiro, à Presidente do Comitê Escoteiro Interamericano.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

©2009 Seja Bem Vindo a Sede do Grupo Escoteiro Moacara - 32 RS. | Template Blue by TNB